Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5868
Susto

MÉDICO DE LULA DESCARTA SEQUELA E DIZ QUE FUNÇÃO CEREBRAL ESTÁ INTACTA

Presidente foi operado ontem às pressas em SP após sentir dor na cabeça em decorrência de hemorragia

Por Da Redação | Edição do dia 10/12/2024

Matéria atualizada em 10/12/2024 às 23h42

A hemorragia intracraniana detectada no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica - liderada por Roberto Kalil - é de que Lula retome as atividades na semana que vem. Por precaução, ele ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

Ainda segundo os médicos, o procedimento pelo qual o presidente passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local.

O médico Roberto Kalil disse, ainda, que os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. O presidente Lula encontra-se lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.

O termo técnico para esse procedimento é trepanação. Kalil informou que o paciente reagiu bem ao procedimento e está se alimentando e se comunicando bem.

SEM SEQUELA

“O presidente não terá sequela e não há risco de complicações porque o hematoma estava localizado entre o osso cranial e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. Esse procedimento é para evitar que o hematoma comprima o cérebro. O hematoma, que fica entre duas folhas da meninge, foi totalmente drenado. O mais importante é que ele não teve trauma no cérebro”, disse Kalil durante entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a equipe médica, o presidente da República apresentou, durante a última madrugada, um mal-estar similar a um quadro gripal, seguido de dor de cabeça. Ele foi enviado à unidade do Sírio Libanês, em Brasília.

“Como teve a queda, fizemos de imediato todos os exames [tomografia e ressonância magnética]”, disse Kalil.

Lula foi então encaminhado para a unidade do mesmo hospital em São Paulo, onde encontra-se internado..

Kalil disse que o presidente passou a segunda-feira com dor de cabeça e achava, na verdade, que estivesse ficando com gripe. Diante do histórico da queda, os médicos resolveram fazer exames de imagem.

A tomografia constatou um novo sangramento na região do cérebro. Lula foi submetido a uma ressonância magnética que comprovou o sangramento.

Com o resultado dos exames, os médicos decidiram, então, pelo procedimento cirúrgico.

Durante todo o percurso, a médica oficial do presidente, a infectologista Ana Helena Germoglio, acompanhou Lula e afirmou que ele “esteve lúcido, orientado, conversando, da mesma forma como se encontra agora”

ANGÚSTIA

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, agradeceu em uma rede social as orações pela recuperação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi submetido na madrugada desta terça-feira (10) a uma cirurgia na cabeça.

Janja acompanhou Lula até São Paulo. Ele viajou às pressas para realizar a cirurgia no Hospital Sírio-Libanês da capital paulista. A primeira-dama disse que viveu uma noite de “angústia” e informou que o presidente voltará “em breve” ao trabalho.

“Depois da cirurgia muito bem sucedida, a angústia dessa noite deu espaço para a tranquilidade e para a certeza de que, com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará novamente de volta ao trabalho. Por isso, fiquem tranquilos!”, postou a primeira-dama.

Mais matérias desta edição