Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5694
Rural

SMP ASSEGURA QUALIDADE DE LOTES

Vantagem de adquirir touros melhoradores com avaliações positivas, garante maior progresso genético ao rebanho

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 26/09/2020

Matéria atualizada em 26/09/2020 às 04h00

Leilão vai comercializar 150 touros nelore PO, criados à campo
Leilão vai comercializar 150 touros nelore PO, criados à campo - Foto: Reprodução
 

Saber o potencial de cada reprodutor e o quanto ele pode oferecer em melhoramento genético na hora de trabalhar o rebanho. O uso correto de Diferenças Esperadas das Progênies (DEP’s) leva o pecuarista a tomar decisões que vão impactar direto na lucratividade e podem comprometer a genética do rebanho por anos. 

Além de conhecer seu rebanho de vacas, segundo o médico veterinário do Nelore SMP, Arthur Rebelo, na hora de selecionar o touro para melhorar a genética, o pecuarista deve priorizar a compra de animais avaliados. “Utilizar essa ferramenta significa interpretar o que esperar dos filhos desse reprodutor. São comparações baseadas na genética que vão estimar o valor genético dos filhos aliados aos efeitos do ambiente e manejo”, constatou Rebelo. 

A vantagem de adquirir touros melhoradores com avaliações positivas oriundas de programas de melhoramento genético é garantir maior progresso genético ao rebanho sem o uso de técnicas sofisticadas como a clonagem ou marcadores genéticos. “O melhoramento continuará sendo a grande vantagem oferecida ao mercado, com o uso das informações fenotípicas e de pedigree como ferramentas poderosas para comprovar a aptidão de produção de carne”, salientou o veterinário. 

Todo cuidado é pouco na hora de escolher um fornecedor de touros. Uma das oportunidades para encontrar genética de alto nível, o 2º Mega Touros, é dica do veterinário Arthur Rebelo para adquirir machos nelore capazes de proporcionar a qualidade do reprodutor ao novo rebanho. Serão comercializados 150 touros nelore PO, criados à campo, trazendo o diferencial da genética, precocidade e rusticidade. O evento acontece domingo, 4 de outubro, em edição virtual, a partir das 14h.  A transmissão será pelo site da Agreste Leilões (www.agresteleiloes.com.br).

Mais matérias desta edição