Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Rural

CONFERÊNCIA VIRTUAL DISCUTE PRODUÇÃO DE BIOGÁS POR USINAS DE ALAGOAS

.

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 17/04/2021

Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

Diretores e gerentes industriais e agrícolas de usinas do Estado, além de pesquisadores da Ufal, participaram de uma conferência promovida pelo Sindaçúcar-AL sobre a produção de biogás pelas unidades da agroindústria canavieira. O encontro, por conta da pandemia da covid - 19, foi realizado no formato virtual. 

“O Sindaçúcar AL proporcionou aos técnicos do setor uma proveitosa apresentação sobre uso de gás como combustível ou energia após a biodigestão de palha, bagaço, torta de filtro e vinhaça. Trata-se de uma atualização sobre sistemas de biodigestão que, no passado, já foram testados por unidades do nosso Estado”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

Na oportunidade, foram apresentadas, por três empresas convidadas, pontos referentes a parte técnica, financeira e de instalação de biofábricas, detalhando todo o processo desde a implantação até a produção do biogás.


Fábricas de biogás funcionariam durante a moagem da cana e também na entressafra
Fábricas de biogás funcionariam durante a moagem da cana e também na entressafra - Foto: Reprodução
 

Além do uso de produtos da cana para a produção do biogás, também foi exibida na conferência virtual a possibilidade das biofábricas, no caso de usinas localizada próximas a centros urbanos, fazerem uso de dejetos orgânicos para a geração do gás.

“Com isso, essas fábricas poderiam continuar em operação durante a entressafra produzindo o gás com dejetos, mantendo, mantendo a planta em operação ao longo de todo o ano”, destacou o assessor Técnico do Sindaçúcar-AL, Cândido Carnaúba.

Mais matérias desta edição