Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Rural

AGRICULTORES NO CANAL DO SERTÃO RECEBEM ASSISTÊNCIA

Emater presta serviço orientação técnica e extensão rural para 87 produtores

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 17/04/2021

Matéria atualizada em 17/04/2021 às 04h00

Nas regiões do médio e do alto Sertão, diversos produtores realizam o plantio de suas culturas às margens de uma das obras mais importantes para a população alagoana nos últimos anos: o Canal do Sertão.

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) atende 87 agricultores familiares nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho D’Água do Casado, Pariconha, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, prestando assistência técnica e extensão rural (ATER).

As experiências com os produtores, que estão abaixo da linha da pobreza, têm otimizado as realidades de vida a partir de projetos desenvolvidos pela Emater, como o programa de Fomento às Atividades Rurais e o Dom Helder Câmara.


Emater atende agricultores familiares em sete municípios do sertão
Emater atende agricultores familiares em sete municípios do sertão - Foto: Ascom
 

“O nosso objetivo é ampliar ainda mais a atuação junto aos agricultores, utilizando o Canal do Sertão. Para isso, a Emater tem participado de inúmeras discussões, junto a outros órgãos, para garantir essa possibilidade e viabilizar programas de fomento, que permitam aos agricultores um investimento inicial, para que tenham a infraestrutura necessária para utilizar essa água, com kits de irrigação e outras ferramentas”, ressaltou o presidente da Emater, Adalberon Sá Júnior.

Dentre as culturas predominantes nas regiões, estão as hortaliças: tomate, coentro, cebolinha, alface, pimentão e abóbora; frutas: mamão, melancia, banana prata, coco verde, goiaba e abacate; raízes e tubérculos: macaxeira, mandioca e batata doce; grãos: milho verde, feijão e sorgo; e a pecuária: criação de bovinos e ovinos.

Mais matérias desta edição