Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 5691
Rural

GRUPO SANTANA APOSTA EM SAFRA RECORDE

Expectativa gira em torno de uma produção média de 120 sacos do grão, por hectare

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 06/08/2022

Matéria atualizada em 06/08/2022 às 04h00

Com mais de quatro anos investindo no cultivo de grãos em Alagoas, o empresário, presidente do Grupo Santana e produtor rural Ivanilson Araújo - um dos maiores produtores do Estado - espera colher uma safra recorde de milho em 2022, na área de 1.600 hectares plantada na zona rural do município de Anadia.

“As espigas estão cheias, completas. Devemos ter uma boa safra. Já tivemos anos, nessa área, que chegamos a 127 sacos, em determinado estágio. Mas, a média gira entre 99 até 100 sacos. Contudo, espero que agora a gente bata o primeiro recorde de produtividade em média”, declarou Araújo.

 

Milho foi cultivado em uma área de 1.600 hectares em Anadia
Milho foi cultivado em uma área de 1.600 hectares em Anadia - Foto: Divulgação
 

Diante desse cenário, a expectativa de produção na área é de uma produtividade mínima, por hectare, de 120 sacos. “As plantas estão padronizadas, bem plantadas, com o espaçamento correto. Com isso, com uma produtividade de 120 sacos, será um sucesso diante do excesso de chuvas ocorridas no Estado, entre outros fatores”, afirmou Thales Pereira, engenheiro agrônomo.

De acordo com ele, o cálculo estimado para a colheita é feito por peso e não por hectare plantado, sendo utilizadas no plantio da propriedade de Anadia 60 mil plantas por hectare, onde o cultivo de milho tecnificado tem um custo de R$ 8 mil por hectare. 

A expectativa de uma safra com resultados positivos se deve, entre outros fatores, a uma adubação constante e melhor distribuída durante todo o período chuvoso, reduzindo a lixiviação do solo. 

A lixiviação é o processo de erosão ocasionado pela lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento da água da chuva, levando nutrientes, como nitrogênio e potássio, que seriam destinados às plantas, para o ambiente.

“Este ano, foi diferenciado em tudo. Tivemos muita chuva e pouco sol. Mas, conduzimos a lavoura dentro dos padrões técnicos exigidos, plantando na hora certa”, destacou Araújo.

 

Ivanilson Araújo espera safra recorde em 2022
Ivanilson Araújo espera safra recorde em 2022 - Foto: Divulgação
 

“Tivemos poucos dias de densidade de sol para a planta metabolizar e poder crescer bastante. Mas, como o processo de adubação e aplicação correu de forma correta, onde a planta recebeu todos os nutrientes certos, estamos esperando uma produtividade positiva”, esclareceu Thales Pereira.


Início

Para que seja dado o pontapé para o início da colheita, é esperado apenas é que o processo de desenvolvimento do grão seja finalizado, precisando de mais alguns dias para que possa encorpar e, com isso, alcançar a produtividade desejada.

Segundo Araújo, apesar de o grão ainda não ter sido colhido, a produção já conta com destino certo. “Este ano, a gente fez uma parceria com a Cooperativa Pindorama e iremos fornecer para eles o milho para abastecer a indústria deles de produção de alimentos. Esse milho é ideal para essa finalidade”, encerrou.

Mais matérias desta edição