Gazeta de Alagoas
Pesquise na Gazeta
Maceió,
Nº 0
Rural

UNICAFES/AL APRESENTA  RELATÓRIO SOBRE OS IMPACTOS DAS CHUVAS

Levantamento técnico, com dados dos prejuízos causados na agricultura familiar, foi debatido durante reunião do CONECOOP

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 06/08/2022

Matéria atualizada em 06/08/2022 às 04h00

Em reunião do Conselho Estadual do Cooperativismo (CONECOOP), a Unicafes Alagoas apresentou dados do relatório preliminar sobre os impactos das chuvas na produção das cooperativas da agricultura familiar. 

De acordo com o levantamento, os segmentos de grãos e tubérculos sofreram perdas de 80% da safra atual. Em todas as cinco regiões do Estado foram registradas perdas, segundo informações do diagnóstico das cooperativas.

 

No encontro, foi discutida a viabilidade de algum tipo de auxílio financeiro aos pequenos agricultores
No encontro, foi discutida a viabilidade de algum tipo de auxílio financeiro aos pequenos agricultores - Foto: Divulgação
 

“A agricultura familiar vem amargando prejuízos devido ao calendário atípico de chuvas, o que nos rendeu perdas, além de um reposicionamento da atividade. Graças ao CONECOOP vamos poder encaminhar a pauta e a demanda por algum tipo de auxílio financeiro aos pequenos agricultores” apontou o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo.

O relatório foi aprovado pelos pares do conselho e o tema será encaminhado aos órgãos competentes por meio da Sedetur. O projeto de auxílio financeiro também será estendido às cooperativas de outros ramos de atuação que foram atingidas pelas chuvas.

“O CONECOOP vem fazendo reuniões continuadas, com pautas de trabalho que estão sendo materializadas em ações e esse é o nosso propósito em fornecer uma atenção maior a esse setor tão importante para a nossa economia”, destacou a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino.

Mais matérias desta edição